
Uma educação transformadora proporciona conhecimento associado à cultura, leitura e crítica da realidade.
A relação entre educação e cultura na elaboração das políticas educacionais
Ainda falta para que ocorra de maneira plena em nosso país. Pois na atualidade são muito os problemas da sociedade, dos bairros e da comunidade, que acabam influenciando o modo pelo qual as políticas públicas são recebidas e postas em ação no cotidiano escolar. Não adianta apenas termos políticas educacionais, que prestigiam a educação e cultura, cabe oferecer à grande maioria das escolas públicas, principalmente, que enfrentam dificuldades para colocar em prática as diretrizes e ações políticas estabelecidas no plano de governo, condições estruturais favoráveis para a execução dessas políticas,
Políticas e ações do poder público associando cultura e educação
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1997) são propostas do Ministério da Educação e do Desporto (MEC), datadas de 1997, 1998 e 1999, para a abordagem curricular da educação básica, com o objetivo de serem um referencial comum para a educação de todos os Estados do Brasil, mas não é suficiente, pois muitos professores têm tido dificuldades em aplicar as sugestões apresentadas por eles, o trabalho interdisciplinar ainda é um desafio no cotidiano escolar, sendo necessário políticas educacionais que atendam a regionalidade de cada lugar no Brasil.
O currículo escolar deveria dar maior ênfase ao cotidiano escolar, permitindo estudos de Histórias regionais, locais, que incentivassem a formação de uma identidade cultural e consequentemente nacional; dar ênfase as tradições, valores, memórias, vivências e uma nova percepção do tempo e do espaço.
O contato com a cultura propicia um trabalho mais voltado para a valorização das raízes culturais
É importante refletir esta questão: como a Cultura se traduz em experiências escolares. Qual a imagem que os alunos têm de si mesmos, de seu lugar, de seu país, do mundo em que vivem? É preciso, enquanto professores, buscarmos esse olhar, essa identidade, esse sujeito capaz de transformar a sua realidade a partir do conhecimento obtido pela mesma. Oportunizar ao aluno a busca de suas raízes, em relembrar coisas do passado, seja na família ou comunidade, na cidade ou região, tornando a história viva; tornando-se sujeitos de sua própria História, sendo capaz de transformá-la de maneira crítica e consciente.
Atividades pedagógicas que os professores podem oportunizar na busca por raízes culturais junto aos alunos
Através de projetos pedagógicos que trabalhem educação e cultura. A cultura é plural, implica sujeitos, valores, manifestações artístico-culturais e materiais, imaginário social, identidade, conhecimento, relações de poder, religião, etc.; possibilitando assim várias possibilidades de projetos interdisciplinares, girando em torno de grandes temas, como: Identidade e Pluralidade; Cultura de massa e Consumo; Patrimônio e Herança Cultural; Cultura e Cidadania. Todos estes temas estão interligados, valorizando a cultura no cenário educacional. Assim sendo, a cultura configura um mundo de símbolos, que atribui significados e delimita a forma como se lê, se sente, se vive; definindo a maneira de ser e de agir do indivíduo.
É importante destacar que os projetos ou atividades pedagógicas, podem ser recriadas com a autonomia do professor, problematizando a relação cultura e educação, a partir de novas histórias e vivências, para todo o processo de aprendizagem desde a Educação Infantil ao Ensino Superior.
As contribuição das atividades que incentivem o conhecimento e o respeito à diferença cultural para a formação dos alunos
O incentivo à diversidade cultural, o conhecimento e respeito à cultura do outro, o incentivo à memória e novos saberes, conhecer tradições e o lugar em que vive. Conhecer para respeitar.
Assim, vamos gerar cidadãos capazes de mudar e transformar o lugar em que vivem, sem precisar mudar de lugar.
A luta contra o preconceito é tanto política quanto acadêmica.
Concluindo
A escola contribui para a formação do cidadão, para que este tenha conscientemente participação social, política e atitudes críticas diante da realidade que vive, oportunizando uma atuação e transformação da realidade histórica na qual está inserido. Assim, um dos desafios da educação é inspirar, criar e recriar possibilidades de lutas contra o preconceito, a violência, a alienação, o autoritarismo, enfim uma nova ressignificação da atuação pedagógica para aceitar e incluir as diferenças do outro, das nossas próprias diferenças e assumir uma postura diante das diferenças produzidas ao longo da História da Humanidade.
Vamos propiciar à sociedade cidadãos críticos, transformadores e sensíveis ao meio em que vivem!

Simone da Silva Viana é especialista em História Moderna e Contemporânea. Mestre em Políticas Sociais.
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