
O jovem jornalista angolano Benedito Wacahamba dos Santos, natural da província da Huíla, município do Lubango conta em entrevista ao Jornal Atípico sobre o seu trabalho. O Jornal Borges é um portal de notícias católico que promete levar luz e compreensão aos leitores. Benedito é jornalista de formação com passagem pela Emissora Católica de Angola Rádio Ecclésia 97.5 FM, onde fez o seu estágio e iniciou a sua jornada profissional no mundo da comunicação social. Em entrevista exclusiva, Wacahamba deu mais detalhes para a nossa equipe.

JORNAL ATÍPICO: Como foi o processo de abrir um jornal católico?
BENEDITO: O processo de criação do Jornal Borges nasceu de uma inquietação interior e de uma inspiração profunda ao ver a missão evangelizadora da Canção Nova nas redes sociais. Em 2019, movido pelo desejo de anunciar a Verdade com responsabilidade e fidelidade à Igreja, fundei o jornal. Comecei de forma simples, com publicações no Facebook, mas com um ideal claro: criar um portal comprometido com a Doutrina Social da Igreja, levando informação, formação e esperança aos fiéis. Como jornalista de formação e com experiência na Rádio Ecclesia, senti que havia um espaço e uma necessidade por uma voz católica firme e atual na comunicação digital.
JORNAL ATÍPICO: Pretende ampliar as editorias? Ou é um projeto somente destinado às igrejas?
BENEDITO: O Jornal Borges nasceu com um foco claro na missão evangelizadora da Igreja, mas entendemos que a evangelização também passa por temas sociais, culturais e até mesmo políticos, sempre à luz da fé. Portanto, sim, pretendemos ampliar as editorias, incluindo conteúdos sobre juventude, família, educação, cultura angolana, meio ambiente, e direitos humanos, sempre guiados pela ética cristã. Queremos ser um jornal que fala do altar, mas também da realidade do povo.
JORNAL ATÍPICO: Como é a sua relação com as outras religiões?
BENEDITO: A nossa relação com outras religiões é de respeito e diálogo. O Jornal Borges defende a liberdade religiosa e acredita na importância do ecumenismo e do diálogo inter-religioso. Não somos um jornal de confronto, mas de luz e verdade, como diz o nosso lema. Acreditamos que o bem comum deve estar acima de qualquer divisão, e sempre procuramos promover aquilo que une os filhos de Deus.

JORNAL ATÍPICO: Onde encontrar o seu trabalho?
BENEDITO: O nosso trabalho pode ser acompanhado principalmente através da nossa página oficial no Facebook — Jornal Borges, onde publicamos diariamente notícias, reflexões e reportagens. Em breve, com a graça de Deus, lançaremos o nosso website, para facilitar ainda mais o acesso às nossas publicações, arquivos e projetos especiais. Também estamos presentes em diversas comunidades católicas, paróquias e dioceses, com correspondentes locais que ajudam a manter o povo de Deus informado.
O Jornal Atípico é um jornal laico e não está associado a uma religião específica
Faça um comentário