Autora Rejane resgata cultura lendária de Nísia Floresta em novo livro infantojuvenil

Foto divulgação: A Lenda da Cobra Encantada
Foto divulgação: A Lenda da Cobra Encantada

A professora e escritora Rejane Souza, natural de Nísia Floresta (RN), acaba de lançar seu primeiro livro infantojuvenil, A Lenda da Cobra Encantada. A obra marca a estreia da autora nesse universo literário e tem como base uma das lendas contadas por seu pai na infância. Segundo Rejane, o conto foi escrito há quase 12 anos, mas só agora se concretiza como publicação. Um sonho antigo que une memória afetiva e valorização da cultura popular.

Com trajetória consolidada na literatura potiguar, Rejane já participou de 17 antologias nacionais e internacionais, além de ter artigos e ensaios publicados em jornais e revistas do Rio Grande do Norte. Ela também foi uma das biografadas no livro Mulheres Especiais – Volume 2, de Ana Maria Cascudo, filha do folclorista Luís da Câmara Cascudo.

Conhecida por seu estilo discreto, a escritora se destaca pela defesa do pertencimento cultural nisiaflorestense. Em entrevistas e participações on-line, Rejane reforça a importância de reconhecer e valorizar as raízes locais. “Meu pai era um contador de histórias extraordinário. Foi com ele que aprendi a ouvir, imaginar e me apaixonar pela cultura popular”, afirma.

O livro, ilustrado por Samira Sallyane, também natural de Nísia Floresta, traz prefácio assinado por José de Castro, renomado poeta da literatura infantojuvenil. A publicação foi viabilizada por meio do Edital nº 003/2025 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, via Prefeitura de Nísia Floresta e Ministério da Cultura.

“ Meu pai era um narrador/contador muito especial de histórias de trancoso, das lendas  e mitos do lugar. Hoje, tenho a compreensão de que esse talento nato oriundo da sabedoria popular de meu genitor foi marcante para eu desenvolver o gosto pela cultura e a literatura.”

Mesmo antes do lançamento oficial previsto para as próximas semanas, assim que os exemplares saírem da gráfica, Rejane já recebeu convites para eventos e novas edições, incluindo uma proposta da Editora Pó de Estrelas, de Recife (PE). A expectativa da autora é que o livro desperte o interesse de crianças e adolescentes pela literatura e ajude a manter viva a tradição oral de seu povo.

1 Comentário

  1. Meu sentimento de gratidão à escritora e jornalista Letícia Miranda, pela publicação sobre meu primeiro livro infanto-juvenil que trata da cultura lendária de Nísia Floresta – RN. Cidade onde nasci e que me orgulha por ser também cidade de origem da escritora, pedagoga e jornalista Nísia Floresta.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*