Arquivo: www.freepik.com
Listen to this article

“Talvez eu só tivesse três meses de vida.” Foi o que disse Lourdes Cevolo quando um exame detectou Carcinoma Ductal Infiltrante e os médicos disseram que ela teria que passar por uma cirurgia para retirar a mama esquerda. Em meio a tantas obrigações enquanto profissional, esposa e estudante de administração, Lourdes precisou parar e se dedicar à saúde. Um de seus filhos, o pequeno Alberto de 13 anos, largou o futebol que tanto gostava para cuidar da mãe enquanto o marido de Lourdes ia ao trabalho. O carcinoma estava quase pegando o pulmão e se isso acontecesse seria irreversível.  

Arquivo pessoal: Lourdes Cevolo

Com dois filhos e o medo de perder o trabalho, Lourdes buscou apoio no INCA e conta que o médico do convênio ligou algumas vezes cobrando para que a cirurgia fosse realizada. “Nada poderia ser feito se algo acontecesse quando o carcinoma atingisse o pulmão”, relata. Mesmo com diagnóstico de depressão, Lourdes não desistiu. Fez dois tratamentos de reconstrução que devolveram sua estrutura feminina. Com ajuda da doutora Ana Velho fez a pigmentação do bico após 4 meses da segunda reconstrução. “Hoje só quero ajudar as pessoas com a minha história, lute e não desista nunca.” 

Lourdes conta que seus cabelos começaram a cair devido a quimioterapia. Foi nesse momento que sua amiga, cabeleireira, resolveu ajudar a raspar sua cabeça.  

“Esse dia foi marcante, pois foi ao ar a cena quando a Carolina Dieckman, personagem Camila, que também raspou a cabeça dela na cena da novela.  A cena se tornou um clássico da TV brasileira em 2001, ao som de “Love by grace”.  Impossível esquecer!  Cena marcante dela raspando o cabelo em “Laços de Família”, um grande sucesso de Manoel Carlos. Emocionante demais para mim.  

Ana Maria Braga foi uma das inspirações de Lourdes que seguiu o tratamento. “Recebi muito apoio de minha família e amigos. Foi difícil? Foi! Mas, se não fosse o alerta da Ana Maria Braga, que através de sua vivência despertou em mim a necessidade de ir buscar o médico certo na parte do corpo que eu estava precisando, eu não teria conseguido.” 

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Lourdes faz um alerta sobre a palavra prevenção.  

“Sempre vejo quando se fala no Outubro Rosa, se fala muito em previna-se. Não existe prevenção, existe fazer os exames para se algo errado estiver errado, tenha a possibilidade de se encontrar o problema e através da detecção a tempo seja feito o tratamento. E dando certo se consiga a cura e assim prevenir a morte que, como no meu caso, pode acontecer.  Eu não tinha caroço. Não sentia nada. E já estava grave. Graças a Deus o alerta da Ana me ajudou muito! Gratidão Ana Maria Braga.  Portanto deixo aqui um pedido:  

Façam o autoexame, mas também os exames necessários para se algo de errado acontecer, possa ser detectado a tempo, tratado e, possivelmente, curado” 

Serviço: 

Saiba mais sobre Outubro Rosa no site:  https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/campanhas/2024/outubro-rosa  

Please follow and like us:
0
fb-share-icon0
Tweet 0
Pin Share20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Gostou do Jornal Atípico? Compartilhe!

Facebook0
YouTube
Instagram
RSS
Follow by Email
LinkedIn
Share
Copy link
URL has been copied successfully!