Foi com o intuito de aproximar academia e mercado que em 2001 nasceu o Editor em Ação, evento do curso de Produção Editorial da UFRJ. Em sua 13ª edição, e em sua primeira programação internacional, o evento apresentou o tema A vida na edição, quando os alunos e o público geral conhecerão experiências e narrativas de pessoas que constroem o livro no dia a dia: fundadores, funcionários e pesquisadores.
O Jornal Atípico cobriu o Editor em Ação dia 23/10. Às 14, os alunos puderam aproveitar a Conferência Panorama do mercado editorial com Marcos da Veiga Pereira, da Sextante. Logo após, na mesa 3, Andreia Amaral da ENSP/Fiocruz abrilhantou a plateia com a Thais Linhares, diretamente da Universidade de Lisboa, em videochamada no telão do auditório. A mesa 4, Editar é Incluir, debateu sobre os desafios da inclusão no mercado editorial com Mariana Warth e Reinado J. Themoteo, da Fundação Konrad Adenauer. Logo após o encerramento, alunos e professores puderam comparecer ao lançamento do livro A vida na Edição, na sala 304 na Escola de Comunicação da UFRJ.
Homenageada
Em um evento tão especial como o Editor em Ação, não poderíamos deixar de homenagear quem idealizou, divulgou e deu voz a um projeto tão relevante para o mercado editorial e, em especial, para os futuros profissionais da área.
Maura Ribeiro Sardinha iniciou sua formação acadêmica no curso de Filosofia da PUC-RJ. Posteriormente, aprofundou seus estudos com um mestrado e um doutorado pela Escola de Comunicação, consolidando uma base sólida para sua atuação crítica e construtiva no campo editorial.
Sua contribuição para o estudo e desenvolvimento da área de Produção Editorial é extensa. Maura participou de inúmeras bancas de avaliação de projetos acadêmicos, esteve envolvida em pesquisas sobre o setor, colaborou com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), e foi responsável por áreas como editoração, produção e projetos especiais em diversas instituições. Além disso, ajudou a desenvolver obras fundamentais que movimentaram e enriqueceram o mercado editorial brasileiro.
Sobre os convidados

Marcos da Veiga Pereira é carioca, engenheiro de formação e pai de quatro filhos. Editor de terceira geração, neto de José Olympio e filho de Geraldo Jordão Pereira, ambos figuras centrais do mercado editorial brasileiro. Iniciou sua carreira aos 17 anos na Editora Salamandra (1981). Atuou como diretor de marketing da Editora Moderna, antes de fundar a Editora Sextante em 1998 com o pai e o irmão. Foi presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) de 2014 a 2021. Também presidiu o Instituto Pró-Livro, responsável pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, referência nacional para políticas públicas de incentivo à leitura.
Mariana Warth é jornalista formada pela PUC-Rio e mestre em Produção Editorial pela University of the Arts London. É editora da Pallas desde 2002 e em 2013 fundou a Pallas Míni, selo dedicado à edição infantil. Já lecionou na FGV e na Candido Mendes no curso de Produção editorial, na cadeira de Formação de público e feiras nacionais.

Ativista do livro e editora há mais de 10 anos, Raquel Menezes é formada em Letras pela UFRJ, onde também concluiu mestrado e doutorado. Foi presidente da Libre – Liga Brasileira de Editoras Independentes e finalista do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro (PublishNews), destacando-se como uma das vozes mais atuantes na defesa da bibliodiversidade e do fortalecimento das editoras independentes no Brasil.

Reinaldo é Doutor em Filosofia da Ciência pela UFRJ. Coordenador editorial da Fundação Konrad Adenauer do Brasil.


