Flávia Azevedo é advogada criminalista, Delegada de prerrogativas da OABRJ e participa de diversas comissões temáticas, recentemente empossada como Vice-presidente da Comissão OAB Mulher da 29ª Subseção da OAB – Campo Grande (Gestão 2025-2027).
A advogada atuante na esfera criminal e defensora dos direitos das mulheres define o seu papel:
“Ser advogada é um grande desafio pois cada caso é único e uma grande responsabilidade, pois independente do ramo do direito, o cliente confia no advogado para lutar por ele”

“Na área criminal essa responsabilidade é bem maior, pois estamos lidando diretamente com a liberdade da pessoa, um dos direitos mais importantes depois da vida. São histórias de vida, são indivíduos que confiam em nós e muitas vezes somos a última esperança na vida daquela pessoa.”
A advogada Flávia ainda integra o projeto Desafio Minha Voz, idealizado pela Dra. Valdiléia Marinho, um projeto criado para dar voz as mulheres, iniciativa cheia de empoderamento feminino, sororidade e conta com participação de mulheres de diversas localidades, inclusive internacionalmente.
Flavia Azevedo é coautora dos livros Trajetórias Legais – História de quem escolheu o direito, volume 2, coordenado por Aline Hallais e Thays Curty e do livro Nossa voz tem Força, volume 1, coordenado por Valdiléia Marinho.

“Agora eu quero um livro dentro da minha área. Dentro da área de direito criminal.”
A ideia de Flavia é trazer algumas experiências práticas para jovens advogados e contar histórias do dia a dia da advocacia. O projeto ainda está em andamento, mas já com grande chance de ser promissor.
Com dia corrido no escritório, entre atendimentos e petições, audiências e acompanhamento dos clientes em delegacia e presídios, participa de palestras e cursos e diversas atividades na OAB.
Como literata, no seu segundo livro como coautora, Flavia conta a sua história até chegar na advocacia, os perrengues vividos até a chegada na faculdade e a mudança de vida através da profissão.

“Confie, acredite no seu potencial, porque todos nós somos capazes de alcançar os nossos sonhos, alcançar os nossos objetivos na vida. Não desista, continue sempre em frente, e é isso, não desistam. Acredite em você, acredite que você é capaz.”
As dicas de Flavia para jovens que querem seguir a área do Direito são diretas: começar a ler sobre o assunto para se habituar, iniciar a faculdade e durante o processo ter muito afinco nos estudos.
“Todo dia tem alguma lei, ou então algum entendimento, alguma jurisprudência nova, e por conta disso é importante que a pessoa foque durante a faculdade, estude muito, leia muito, para ter uma maior facilidade na aprovação na OAB, para começar a advogar. Uma dica prática é buscar fazer estágios durante a faculdade, é importante e após formado, logo no início da carreira, buscar sempre o auxílio de algum advogado que você conheça, mais experiente, buscar uma mentoria”, afirma.
Flavia cita os cursos gratuitos da OAB no Rio de Janeiro, além das mentorias que eles oferecem. “O direito é para o resto da vida, estudem”, conclui.

